• Fale conosco agora mesmo!
  • Matriz: Florianópolis, Rua Saldanha Marinho, 374, Ed. Zigurate
  • Fale conosco (48) 3037-9450
ECM - Gestão de Conteúdo Empresarial

ECM - Gestão de Conteúdo Empresarial

O que é ECM?

Gestão de conteúdo empresarial (em inglês Enterprise Content Management - ECM) é a forma pelo qual as empresas organizam e arquivam os documentos e demais conteúdos ligados aos processos da empresa. Consiste em fases de criação/captura, armazenamento, versionamento, indexação, gestão, limpeza, distribuição, publicação, pesquisa e arquivamento, relacionando os conteúdos com processos de negócio.

Alguns pontos relevantes devem levados em consideração quando falamos de ECM:

  • Captura – como conseguir esse documento ou conteúdo;
  • Armazenamento – qual a melhor forma/local para armazenamento;
  • Gerenciamento – controle de acesso, manipulação, visualização, versionamento, etc;
  • Distribuição – o conteúdo deve estar acessível a todos que dele precisem, com o menor esforço possível;
  • Preservação – como garantir a segurança do conteúdo.


ECM e GED

GED e ECM são siglas comumente ouvidas em corporações de médio e grande porte, porém, mesmo com essa nova cultura, é possível notar uma certa confusão com relação a conceitos e apesar de certa diferença conceitual, não existe uma regulamentação que defina o limite do que é GED ou ECM. Sendo assim, é comum que projetos que tinham GED como foco inicial acabem atendendo necessidades relacionadas a ECM, e vice-versa. Por conta disso, algumas definições tratam GED e ECM como sendo a mesma coisa.

A Westsoft atua a 17 anos neste ramo e possui amplo domínio tecnológico, certificação (CDIA+) específica para a implantação de uma solução completa de Gestão Eletrônica de Documentos – GED.

Conteúdos relacionados: